CÓDIGO IESDE: 101443-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA III: FUNDAMENTOS SOCIAIS
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA SOCIAL
CARGA HORÁRIA: 40 horas
ANO: 2º ano
PERIODICIDADE: 3º SEMESTRE
EMENTA: Introdução à discussão sobre a influência das abordagens sociológicas, históricas e pedagógicas na Educação Física. Constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo. Teorias antropológicas. Evolução humana como processo biocultural: o inato e o adquirido. Cultura, diversidade e o processo cultural do homem. Raízes do Brasil: Um olhar antropológico em culturas específicas, notadamente as afro-brasileiras e indígenas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Compreender a influência das abordagens sociológicas, históricas e pedagógicas na Educação Física;
Conhecer a constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo;
Entender as teorias antropológicas. Evolução humana como processo biocultural: o inato e o adquirido;
Reconhecer a cultura, diversidade e o processo cultural do homem;
Conhecer as raízes do Brasil: Um olhar antropológico em culturas específicas, notadamente as afro-brasileiras e indígenas.
HABILIDADES
Identificar a influência das abordagens sociológicas, históricas e pedagógicas na Educação Física;
Aplicar a constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo;
Identificar as teorias antropológicas. Evolução humana como processo biocultural: o inato e o adquirido;
Aplicar a cultura, diversidade e o processo cultural do homem;
Aplicar as raízes do Brasil: Um olhar antropológico em culturas específicas, notadamente as afro-brasileiras e indígenas.
CONHECIMENTOS
Influência das abordagens sociológicas, históricas e pedagógicas na Educação Física;
Constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo;
Teorias antropológicas. Evolução humana como processo biocultural: o inato e o adquirido;
Cultura, diversidade e o processo cultural do homem;
Raízes do Brasil: Um olhar antropológico em culturas específicas, notadamente as afro-brasileiras e indígenas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONI, Marina, e PRESOTTO, Zelia Maria. Antropologia - Uma Introdução. (8ª edição). Grupo GEN, 2019. (BVMB)
KOTTAK, Conrad P. Um espelho para a humanidade: uma introdução a antropologia cultural, 2013. (BVMB)
METCALF, Peter. Cultura e Sociedade. Editora Saraiva, 2015. (BVMB)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARROSO, Priscila, F. et al. Antropologia e Cultura. Grupo A, 2018. (BVMB)
OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira, D. et al. Fundamentos de sociologia e antropologia. Grupo A, 2018. (BVMB)
UBERT, Paulo, G. et al. Antropologia teológica e direitos humanos. Biblioteca, Grupo A, 2018. (BVMB)
LOBATO, Josefina P. Antropologia do amor? Do Oriente ao Ocidente. Grupo Autêntica, 2012. (BVMB)
TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue - As vertigens do pós-humano. (2ª edição), 2009. (BVMB)
CÓDIGO IESDE: 101065-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA VI: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
ANO: 3º ano
PERIODICIDADE: 6º SEMESTRE
EMENTA: Introdução ao estudo da anatomia humana e homeostase. Anatomia humana e fisiologia geral sobre os sistemas esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino, genital feminino e masculino e digestório.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Compreender a importância da anatomia humana e homeostase;
Entender a anatomia humana e fisiologia geral sobre os sistemas esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino, genital feminino e masculino e digestório.
HABILIDADES
Relacionar anatomia humana e homeostase;
Identificar a anatomia humana e fisiologia geral sobre os sistemas: esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino, genital feminino e masculino e digestório.
CONHECIMENTOS
Introdução ao estudo da anatomia humana e homeostase;
Anatomofisiologia do sistema esquelético;
Anatomofisiologia do sistema muscular;
Anatomofisiologia do sistema nervoso;
Anatomofisiologia do sistema cardiovascular;
Anatomofisiologia do sistema respiratório;
Anatomofisiologia do sistema urinário;
Anatomofisiologia do sistema endócrino;
Anatomofisiologia do sistema genital feminino e masculino;
Anatomofisiologia do sistema digestório.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 8. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. (BVP)
TAYLOR, A. W.; JOHNSON, M. J. Fisiologia do exercício na terceira idade. Barueri, SP: Manole, 2015. (BVP)
KENNEY, L. W.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do esporte e do exercício. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RASO, V.; GREVE, J. M.; POLITO, M. D. Pollock: fisiologia clínica do exercício. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
FALAVIGNA, A.; SCHENKEL, P. C. Fisiologia prática. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010. (BVP)
MARTINI, F. H.; OBER, W. C.; BARTHOLOMEW, E. F.; NATH, J. L. Anatomia e fisiologia humana: uma abordagem visual. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. (BVP)
STANFIELD, C. L. Fisiologia humana. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. (BVP)
WARD, J. P. T.; LINDEN, R. W. A. Fisiologia básica. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. (BVP)
CÓDIGO IESDE: 103228-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA VI: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
DISCIPLINA: ASPECTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
ANO: 3º ano
PERIODICIDADE: 6º semestre
EMENTA: Células procariontes e eucariontes. Estruturas celulares. Origem e evolução celular. Tecnologias de análise celular. Macromoléculas celulares. Metabolismo celular. Divisão celular. Comunicação celular. Citoesqueleto e movimentos celulares. Componentes das células. Organelas celulares. Tecido nervoso. Tecido conjuntivo. Tecido muscular. Planos, eixos e movimentos articulares.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Entender as propostas de intervenção na qualidade da vida humana;
Reconhecer estruturas e processos biológicos do corpo humano;
Conhecer instrumentos e procedimentos acadêmico-profissional em educação física nos campos da prevenção da saúde, rendimento esportivo e práticas de atividades físicas.
HABILIDADES
Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente nos campos da prevenção de problemas de agravo da saúde;
Dimensionar a promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo;
Produzir procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física.
CONHECIMENTOS
Conhecimentos sistêmicos sobre os aspectos morfológicos, fisiológicos e bioquímico e suas aplicações na educação física conforme sua especificidade;
Prática da atividade física enquanto prevenção de doenças crônicas degenerativas;
Comportamento humano na interação das dimensões biomecânico, fisiológico e anatômico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CALVE, T. Aspectos biológicos do corpo humano. Curitiba: Intersaberes, 2021. (BVP)
CARVALHO, H. F.; PIMENTEL, S.M.R. A célula. 3. Ed. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
PAOLI, S. Citologia e embriologia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. (BVP)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SARTORI, R.T; SANTOS, M. G. Ensino de ciências e biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2015. (BVP)
COZZOLINO, S. M. F.; COMINETTI, C. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição – nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
MAGEE, D.J; ZACHAZEWSKI, J. E.; QUILLEN, W. S. Prática da reabilitação musculoesquelética: princípios e fundamentos científicos. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
SALZANO, F. M. Genômica e evolução: moléculas, organismos e sociedades. São Paulo: Oficinas de textos, 2012. (BVP)
SANDERS, M; BOWMAN, J. Análise genética: uma abordagem integrada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014 (BVP)
CÓDIGO IESDE: 100955-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA II: FUNDAMENTOS TEÓRICOS
DISCIPLINA: ASPECTOS DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
ANO: 1º ano
PERIODICIDADE: 2º SEMESTRE
EMENTA: Principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade. Etnocentrismo, relativismo cultural e educação. Trabalho de campo do pesquisador. Cultura escolar, cultura midiática, cultura da infância e cultura jovem. Relações étnico-raciais e preconceito. Temas transversais na visão da antropologia da educação. Formação docente na perspectiva da antropologia.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Conhecer as principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade;
Entender o etnocentrismo, relativismo cultural e educação;
Compreender o trabalho de campo do pesquisador;
Entender a (s) cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem;
Conhecer as relações étnico-raciais e preconceito;
Compreender os temas transversais na visão da antropologia da educação.
HABILIDADES
Identificar as principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade;
Aplicar o Etnocentrismo, relativismo cultural e educação;
Identificar cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem (ns);
Identificar as relações étnico-raciais e preconceito;
Aplicar os temas transversais na visão da antropologia da educação;
Utilizar a formação docente na perspectiva da antropologia.
CONHECIMENTOS
Principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade;
Etnocentrismo, relativismo cultural e educação;
Cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem (ns);
Relações étnico-raciais e preconceito;
Temas transversais na visão da antropologia da educação;
Formação docente na perspectiva da antropologia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CADAMURO, Janieyre. Aspectos das Humanidades na Educação Física. Curitiba: Contentus, 2020. (BV Pearson)
BARBOSA, Laura Monte Serrat. Temas Transversais: como utilizá-los na prática educativa. Curitiba: InterSaberes, 2013 (BR Pearson)
ARAÚJO, Ulisses F. Temas Transversais, Pedagogia de Projetos e as Mudanças na Educação. São Paulo: Sumus, 2014 (BV Pearson)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOA, Franz. (Trad.) José Carlos Corrêa. Antropologia da Educação. São Paulo: Editora: Editora Contexto, 2022. (BV Pearson)
DARIDO, Suraya Cristina. Para Ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção. Campinas, SP: Papirus, 2015 (BV Pearson)
SACRISTÁN, José, G. e GOMÉZ, Ángel I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Grupo Autêntica, 2009. (BVMB)
BOCK, A.M.B.; TEIXEIRA, M.D.L.T.; FURTADO, O. Relações sociais e a vida coletiva: aspectos psicológicos e desafios étnico-raciais. Grupo Autêntica: Editora Saraiva, 2021. (BVMB)
BES, Pablo, et al. Sociedade, Cultura e Cidadania. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2020. (BVMB)
CÓDIGO IESDE: 101263-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA IV: DIVERSIDADE
DISCIPLINA: ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
ANO: 2º ano
PERIODICIDADE: 4º SEMESTRE
EMENTA: Conceitos da Educação Física Adaptada. Deficiências: conceitos, tipos, causas e prevenção. Transtornos e superdotação. Necessidades de adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências ou transtornos. Inclusão, universalização e equidade. Educação Física e as implicações pedagógicas para a prática. História do esporte adaptado. Educação paralímpica.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
Uma prova objetiva – no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Uma prova discursiva – no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle).
COMPETÊNCIAS
Entender os conceitos da Educação Física Adaptada;
Compreender as deficiências: conceitos, tipos, causas e prevenção;
Entender os transtornos e superdotação;
Compreender as necessidades de adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências ou transtornos;
Compreender a inclusão, universalização e equidade;
Compreender a Educação Física e as implicações pedagógicas para a prática;
Dominar a História do esporte adaptado. Educação paralímpica.
HABILIDADES
Aplicar os conceitos da Educação Física Adaptada;
Identificar as deficiências: conceitos, tipos, causas e prevenção;
Entender os transtornos e superdotação;
Identificar as necessidades de adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências ou transtornos;
Relacionar a inclusão, universalização e equidade;
Relacionar a Educação Física e as implicações pedagógicas para a prática;
Discutir a História do esporte adaptado. Educação paralímpica.
CONHECIMENTOS
Conceitos da Educação Física Adaptada;
Deficiências: conceitos, tipos, causas e prevenção;
Transtornos e superdotação;
Necessidades de adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências ou transtornos;
Inclusão, universalização e equidade;
Educação Física e as implicações pedagógicas para a prática;
História do esporte adaptado. Educação paralímpica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SILVA, Juliano V. Educação Física Adaptada. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2018. (BVMB)
GREGUOL, Márcia e Roberto Fernandes da Costa. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais 4a ed. Minha Biblioteca, 4ª edição. Editora Manole, 2019. (BVMB)
BIEDRZYCKI, B. P., Possamai, V. D., & Silva, J.V. D. et al. Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2020. (BVMB)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. (org.) Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2. ed. rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2008. (BVP)
CANALES, L. K.; LYTLE, R. K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri, SP: Manole, 2013. (BVP)
ISRAEL, V. L./ BERTOLDI, A. L. S. Deficiência físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. Curitiba: Intersaberes, 2012. (BVP)
MORAES, L. F. Deficiência física: da experiência ao saber científico. Porto Alegre: Edipucrs, 2013. (BVP)
GREGUOL, M. Natação Adaptada: em busca do movimento com autonomia. Barueri, SP: Manole, 2010. (BVP)
CÓDIGO IESDE: 101264-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA VII: RECREAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS
DISCIPLINA: ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇA
CARGA HORÁRIA: 40 horas
ANO: 4º ano
PERIODICIDADE: 7º SEMESTRE
EMENTA: Rítmica e expressão corporal. Estudo históricos e socioculturais das danças. Elementos constituintes da linguagem da dança. Diversidade das danças. Adaptação das danças à educação inclusiva.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Compreender a relação das atividades rítmicas e Educação Física;
Entender os tipos de dança para diferentes contextos;
Compreender a linguagem da dança em diferentes contextos;
Entender a importância da dança, Educação Física e Recreação em diferentes contextos.
HABILIDADES
Relacionar as atividades rítmicas e Educação Física;
Identificar os tipos de dança para diferentes contextos;
Identificar a linguagem da dança em diferentes contextos;
Relacionar dança, Educação Física e Recreação em diferentes contextos.
CONHECIMENTOS
Atividades rítmicas e Educação Física;
Dança no Ocidente;
Tipos de danças;
Linguagem da dança;
Dança, Educação Física em diferentes contextos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CONE, T. P. Ensinando dança para crianças. 3 ed. Barueri, SP, Manole: 2015. (BVP)
SILVA, Rodrigues M. C. Dança. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2018. (BVMB)
castro, Oséias, G. et al. Metodologia da Dança. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2019. (BVMB)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HAAS, Jacqui G. Anatomia da Dança. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2011. (BVMB)
CLIPPINGER, Karen. Anatomia e cinesiologia da dança 2a ed. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Editora Manole, 2019. (BVMB)
FRANKLIN, Érico. Condicionamento Físico para Dança: Técnicas para a Otimização do Desempenho em Todos os Estilos. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2012. (BVMB)
STAUGAARD-JONES, Jo A. Exercício e Movimento: Abordagem Anatômica – Guia para o Estudo de Dança, Pilates, Esportes e Yoga. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2015. (BVMB)
Giguere, Miriam. Dança Moderna: Fundamentos e Técnicas. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2016. (BVMB)
CÓDIGO IESDE: 101340-EDUF
MODALIDADE: Presencial
UTA II: FUNDAMENTOS TEÓRICOS
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PESSOAS
CARGA HORÁRIA: 60 horas
ANO: 1º ano
PERIODICIDADE: 2º SEMESTRE
EMENTA: Gestão da avaliação de desempenho e competências (evolução e conceitos). Diferentes concepções de avaliação e suas manifestações na prática. Métodos tradicionais de avaliação do desempenho. Método moderno de avaliação do desempenho. Aplicações da avaliação do desempenho.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Desenvolvimento de atividades (fórum) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Explicações via lives, chats no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle);
Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina;
Indicação de bibliografias virtuais (Minha Biblioteca) para ampliação do conhecimento.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com base nos objetivos propostos, levando-se em conta:
Leitura dos textos indicados e a interação com os colegas da modalidade de ensino a distância;
Realização de 2 (duas) Atividades Pedagógicas On-line (APOL);
APOL 1: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle;
APOL 2: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Equivale a 10% da média. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle.
Uma prova objetiva: dez questões objetivas a partir do livro base, da rota de aprendizagem e das videoaulas da disciplina. Realizada no link Provas da disciplina no AVA Moodle. Equivale a 30% da média.
Uma prova discursiva (presencial) no AVA Moodle. Equivale a 50% da média.
COMPETÊNCIAS
Reconhecer a gestão da avaliação de desempenho e competências (evolução e conceitos);
Entender as diferentes concepções de avaliação e suas manifestações na prática;
Entender os métodos tradicionais de avaliação do desempenho;
Compreender o método moderno de avaliação do desempenho;
Entender as aplicações da avaliação do desempenho.
HABILIDADES
Identificar a gestão da avaliação de desempenho e competências (evolução e conceitos);
Aplicas diferentes concepções de avaliação e suas manifestações na prática;
Identificar os métodos tradicionais de avaliação do desempenho;
Identificar o método moderno de avaliação do desempenho;
Utilizar as aplicações da avaliação do desempenho.
CONHECIMENTOS
Gestão da avaliação de desempenho e competências (evolução e conceitos);
Diferentes concepções de avaliação e suas manifestações na prática;
Métodos tradicionais de avaliação do desempenho;
Método moderno de avaliação do desempenho;
Aplicações da avaliação do desempenho.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
JUNIOR, Paulo, G. e Susana de Castro. A Nova Filosofia da Educação. Editora Manole, 2014. (BVMB)
NIEMAN, D. C. Exercício e saúde: teste e prescrição de exercícios. Barueri, SP: Manole, 2010. (BVP)
MILLER, T. (ed.) Guia para avaliações do condicionamento físico. Barueri, SP: Manole, 2015. (BVP)
DAWES, J.; ROOZEN, M. (eds.) Desenvolvendo agilidade e velocidade. Barueri, SP: Manole, 2015. (BVP)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
JR., Paulo G. As Lições de Paulo Freire: Filosofia, Educação e Política. Editora Manole, 2012. (BVMB)
BLAIR, R. C.; TAYLOR, R. A. Bioestatística para ciências da saúde. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (BVP)
TAYLOR, A. W.; JOHNSON, M. J. Fisiologia do exercício na terceira idade. Barueri, SP: Manole, 2015. (BVP)
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 8. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. (BVP)
PETERSEN, C. M.; KEELING, J. H. Testes de movimentos ativos e passivos. Barueri, SP: Manole, 2003. (BVP)
MAGEE, D. J. Avaliação musculesquelética. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2010. (BVP)
CÓDIGO: 103383
MODALIDADE: EAD
ANO: 3º ano
SEMESTRE: 6º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo, preconceito e discriminação. Questão da identidade brasileira na conjunção entre raça, povo e nação. História da África Lusófona. História e historiografia indígena. Avanços e perspectivas na promoção da igualdade racial. Situação atual dos povos indígenas. Legislação e Políticas de afirmação. Currículo e políticas curriculares. Direitos Humanos. Educação Ambiental.
CÓDIGO: 1C0002
MODALIDADE: EAD
ANO: 3º ano
SEMESTRE: 6º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: Reconhecimento do campo de Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Preenchimento da documentação pedagógica: observação, registro, planejamento e avaliação dos/nos contextos e das relações educativas. Organização do trabalho docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Elaboração de relatório e socialização do Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.
CÓDIGO: 100006
MODALIDADE: EAD
ANO: 3º ano
SEMESTRE: 6º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EMENTA: Atividades Complementares compreende 320 horas (160 horas para atividades complementares em atenção Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006, inciso III e 160 horas para atividades extensionistas em atenção a Resolução CNE/CES nº 7, de 18/12/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o PNE 2014-2024). Conjunto de atividades, que consistem em mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos, que privilegie o enriquecimento e a complementação da formação profissional, social e cultural do estudante, sendo componente curricular obrigatório para a integralização da graduação. Os eventos, desde que devidamente comprovados e pertinentes a área de formação, somar-se a integralização das horas exigidas em: palestras, seminários, workshops, participação em programas de iniciação científica, dentre outros.
CÓDIGO: 103248
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VII – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Trajetória histórica das linguagens de Tecnologias Educacionais. Geração digital: tendência da educação contemporânea. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas na Educação Básica. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o novo paradigma educacional. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para formação de professores. Aplicabilidade das diversas mídias dentro da escola. Relação entre a educação e as novas tecnologias no ambiente escolar contemporâneo.
CÓDIGO: 101292
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VII – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Fundamentos da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no mundo: avanços e retrocessos. Políticas públicas na perspectiva da identidade da Educação de Jovens e Adultos. Processos cognitivos da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Metodologias no processo de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Temas transversais: Direitos Humanos e Educação Ambiental, na Educação de Jovens e Adultos.
CÓDIGO: 101295
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VII – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Processo educativo nos ambientes não escolares. Pressupostos da pedagogia e da andragogia em espaços não escolares. Papel do Pedagogo na articulação dos conhecimentos e nas práticas educativas em espaços não escolares. Papel do Pedagogo em espaços não escolares como gestores. Papel do Pedagogo em ambientes não escolares como administrador das ações educativas com foco no desenvolvimento das capacidades do educando.
CÓDIGO: 1C0003
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VII – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Reconhecimento do campo de Estágio Supervisionado da EJA e dos Espaços Não Escolares. Preenchimento da documentação pedagógica: observação, registro, planejamento e avaliação dos/nos contextos e das relações educativas. Organização do trabalho docente na EJA e nos Espaços Não Escolares. Docência na EJA e nos Espaços Não Escolares. Elaboração de relatório e socialização do Estágio Supervisionado na EJA e nos Espaços Não Escolares.
CÓDIGO: 100007
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VI – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Atividades Complementares compreende o conjunto de atividades, que consistem em mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos, que privilegie o enriquecimento e a complementação da formação profissional, social e cultural do estudante, sendo componente curricular obrigatório para a integralização da graduação. Os eventos, desde que devidamente comprovados e pertinentes a área de formação, somar-se a integralização das horas exigidas em: palestras, seminários, workshops, participação em programas de iniciação científica, dentre outros.
CÓDIGO: 101296
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 8º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VIII – PROCESSOS DE GESTÃO
EMENTA: Contextualização da orientação e supervisão educacional como atribuições do pedagogo. Orientação educacional: fundamentos e princípios. Orientação educacional, profissional e vocacional. Abordagem de orientação educacional. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Supervisão escolar: conceitos, objetivos, funções. Métodos e técnicas da supervisão escolar. Trabalho pedagógico coletivo e integrado. Formação continuada em trabalho. Orientação e supervisão educacional frente ao fracasso escolar. Educação não formal no Brasil e as atribuições da orientação e supervisão educacional.
CÓDIGO: 1B0001
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 7º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VII – EJA E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
EMENTA: Leitura e compreensão de textos. Domínio da língua culta e dos aspectos metodológicos de uma pesquisa científica. Análise, aplicação de conceitos, sistematização e elaboração de ideias. Normas da ABNT para formatação de trabalhos científicos. Definição: objetivos, cronograma, metodologia de pesquisa, tipos de citação, referencial bibliográfico. Construção do Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de artigo nas seguintes modalidades: Artigo de Revisão, Relato de Experiência ou Artigo Original.
CÓDIGO: 101294
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 8º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VIII – PROCESSOS DE GESTÃO
EMENTA: Educação empreendedora. Tipos de empreendedorismo (Capital, Social e Educacional). Intraempreendedorismo como uma modalidade de empreendedorismo que consiste na prática. Descoberta, invenção e inovação na educação empreendedora. Características do comportamento educacional empreendedor. Recursos tecnológicos para interação, interatividade e mediação no comportamento educacional empreendedor. Orientação empreendedora educacional.
CÓDIGO: 102125
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 8º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VIII – PROCESSOS DE GESTÃO
EMENTA: Organização da Escola pública e privada: Estrutura física e pedagógica. Gestão financeira, do espaço físico e do patrimônio da Escola pública e privada. Gerenciamento da aplicação de recursos públicos federais e estaduais. Transparência na aplicação dos recursos financeiros. Prestação de contas e desperdício de recursos na Escola. Parceria com o Conselho Escolar. Visão estratégica da administração dos Direitos Humanos. Engajamento dos colaboradores com os resultados da instituição.
CÓDIGO: 101233
MODALIDADE: EAD
ANO: 4º ano
SEMESTRE: 8º semestre
CARGA HORÁRIA: 60 horas
UTA VIII – PROCESSOS DE GESTÃO
EMENTA: Administração e gestão da Escola: concepções e teorias. Gestão da educação em diferentes espaços educativos e da escola. Atuação do gestor educacional no contexto atual nos sistemas de ensino. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. Gestão estratégica na educação e qualidade. Políticas e a construção do trabalho coletivo na escola.