Descrição

O curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (EDH), nasce pelas orientações da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 (DOU nº 67, 09.04.2018, Seção 1, p.43), que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências, visando a preparar o profissional que atuará na área da Educação em Direitos Humanos (EDH), com foco na competências e nas habilidades, aptos a desenvolver ações práticas de incentivo individual e coletiva.
No tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, a oferta do curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (EDH), justifica seu comprometimento com a transformação política, econômica e social, de suas atitudes, percepções e de suas relações, na perspectiva interdisciplinar e multidimensional entre Direitos Humanos, educação, conhecimento, pesquisa, interculturalidade e tecnologias como elementos transformadores da sociedade.
Na Faculdade FACIS, o curso acontecerá por meio dos seguintes recursos tecnológicos como:

  • Aulas on-line 24 horas;
  • Livros digitais e vídeo aulas disponibilizados via AVA Moodle;
  • Tutoria on-line;
  • Material complementar de apoio;
  • Avaliação composta por 10 (dez) questões objetivas sendo necessário para aprovação nota igual ou maior que 7,0;
  • Professores mestres e doutores com formação na área específica do curso.
Público Alvo

O curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (EDH), destina-se aos:

  • Profissionais que atuam em todas as áreas do conhecimento;
  • Professores da Educação Básica;
  • Professores da Educação Superior;
  • Coordenadores pedagógicos;
  • Dirigentes de Instituições de Ensino (públicas e privadas);
  • Ambientes Empresarial e Hospitalar;
  • Campos Interdisciplinares;
  • ONGs: organizações não governamentais (sem fins lucrativos).

Áreas de Atuação

O campo de atuação do pós-graduação em Educação em Direitos Humanos (EDH) é amplo. A área de atuação desse profissional, acontece em todas as áreas do conhecimento (público e privado) que têm por finalidade trabalhar para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e global, conhecedores do texto das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos.


EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS POPULARES
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00006

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS POPULARES

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Principais teorias dos movimentos sociais e seus reflexos na trajetória dos movimentos sociais no Brasil. As concepções de educação: educação burguesa e nova escola. Educação popular e as práticas participativas. Colaboração e organização social como forma de expressão cultural. Os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania, a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento. As principais formas de organização popular. As demandas sociais para a educação nos anos de 1980 no Brasil. A crise dos movimentos populares nos anos 1990 e as novas formas de associativismo. Os movimentos sociais na contemporaneidade e novas práticas democráticas, como a educação não formal. O papel do educador social. O papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino. Tendências e perspectivas da educação dos movimentos sociais na educação brasileira atual.


DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00005

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Os fundamentos históricos, sociais e culturais dos direitos humanos e da cidadania. Relações étnico-raciais. Culturas afro-brasileira, africana e indígena no Brasil. Gênero e sexualidade. Desigualdades. Reconhecimento da alteridade e da diversidade. Movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos e pela cidadania. Inclusão e empoderamento.


DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00004

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola. Temas transversais (Direitos Humanos).


ANTROPOLOGIA CULTURAL
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00003

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Antropologia como ciência: objeto, objetivo e campo de estudo. Conceito de cultura. Processo civilizador e o papel da cultura. Alteridade e diferença. Diversidade cultural. Etnocentrismo. Relativismo cultural. Relações raciais, interétnicas e de gênero no contexto da contemporaneidade. Brasil como nação pluriétnica, multicultural e a emergência de novas epistemologias dos povos ancestrais no Brasil e no continente americano.


RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00002

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Relações sociais e conflitos humanos. Conflitos humanos ao longo da história. Organizações sociais na mediação das relações humanas. Relações de poder e conflitos latentes. Desenvolvimento biopsicossocial humano. Fases do desenvolvimento humano. Influências socioambientais na formação humana. Transtornos, relacionamentos e negligências. Escola do século XXI, estrutura do século XX. Popularização do ensino formal e conflitos. Legislações, direitos e deveres. Escola: espaço de aprendizagem e socialização. Ensinar conteúdo ou educar para a vida? Tecnologia, redes sociais e novos modelos de relacionamentos. Identificação e avaliação de conflitos. Ambiente escolar e respeito. Construção coletiva de regras de convivência. Prevenção de conflitos escolares. Construindo a cultura de paz.


LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

CÓDIGO: 1PGLS00001

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação.