CÓDIGO: 1PGLS00006
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS POPULARES
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Principais teorias dos movimentos sociais e seus reflexos na trajetória dos movimentos sociais no Brasil. As concepções de educação: educação burguesa e nova escola. Educação popular e as práticas participativas. Colaboração e organização social como forma de expressão cultural. Os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania, a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento. As principais formas de organização popular. As demandas sociais para a educação nos anos de 1980 no Brasil. A crise dos movimentos populares nos anos 1990 e as novas formas de associativismo. Os movimentos sociais na contemporaneidade e novas práticas democráticas, como a educação não formal. O papel do educador social. O papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino. Tendências e perspectivas da educação dos movimentos sociais na educação brasileira atual.
CÓDIGO: 1PGLS00005
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Os fundamentos históricos, sociais e culturais dos direitos humanos e da cidadania. Relações étnico-raciais. Culturas afro-brasileira, africana e indígena no Brasil. Gênero e sexualidade. Desigualdades. Reconhecimento da alteridade e da diversidade. Movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos e pela cidadania. Inclusão e empoderamento.
CÓDIGO: 1PGLS00004
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola. Temas transversais (Direitos Humanos).
CÓDIGO: 1PGLS00003
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Antropologia como ciência: objeto, objetivo e campo de estudo. Conceito de cultura. Processo civilizador e o papel da cultura. Alteridade e diferença. Diversidade cultural. Etnocentrismo. Relativismo cultural. Relações raciais, interétnicas e de gênero no contexto da contemporaneidade. Brasil como nação pluriétnica, multicultural e a emergência de novas epistemologias dos povos ancestrais no Brasil e no continente americano.
CÓDIGO: 1PGLS00002
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Relações sociais e conflitos humanos. Conflitos humanos ao longo da história. Organizações sociais na mediação das relações humanas. Relações de poder e conflitos latentes. Desenvolvimento biopsicossocial humano. Fases do desenvolvimento humano. Influências socioambientais na formação humana. Transtornos, relacionamentos e negligências. Escola do século XXI, estrutura do século XX. Popularização do ensino formal e conflitos. Legislações, direitos e deveres. Escola: espaço de aprendizagem e socialização. Ensinar conteúdo ou educar para a vida? Tecnologia, redes sociais e novos modelos de relacionamentos. Identificação e avaliação de conflitos. Ambiente escolar e respeito. Construção coletiva de regras de convivência. Prevenção de conflitos escolares. Construindo a cultura de paz.
CÓDIGO: 1PGLS00001
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH)
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação.
Descrição