CÓDIGO: 3PGLS00006
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: VI
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na prática escolar cotidiana.
CÓDIGO: 3PGLS00005
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: V
DISCIPLINA: TEORIAS DA APRENDIZAGEM
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. Epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico cultural da aprendizagem. Importância das ideias de Vygotsky. Afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emília Ferreiro. Método Montessori e materiais para o desenvolvimento. Método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. Aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.
CÓDIGO: 3PGLS00004
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: IV
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Inter-relação entre alfabetização e letramentos múltiplos. Variação linguística em sala de aula. Processo de apropriação do sistema de escrita e as hipóteses por trás dos erros. Linguagem oral no espaço escolar. Práticas de leitura e de escrita. Literatura infantil e formação de leitores. Avaliação das práticas de língua oral e escrita.
CÓDIGO: 3PGLS00003
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: III
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Concepções teórico metodológicas da alfabetização. Escrita como sistema de codificação ou representação. Abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. Função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.
CÓDIGO: 3PGLS00002
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: II
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.
CÓDIGO: 3PGLS00001
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Conceitos de alfabetização, de letramento e a prática pedagógica do professor alfabetizador. Políticas Nacionais de Alfabetização. Habilidades metalinguísticas e o processo de alfabetização e letramento. Alfabetização e cognição. Avaliação e as fases de desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita.
Descrição