Descrição

O curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento e Inteligência Emocional visa a capacitar profissionais a comprometer-se com a prevenção e a análise de problemas de ensino e de aprendizagem, gerados no contexto educacional.
No atendimento da proposta implementada pelo Ministério da Educação (MEC), que promove o programa de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sobre as atuais abordagens para a alfabetização e letramento, atende as orientações da:
Lei nº 11. 114, de 16 de maio de 2005, que torna obrigatória a matrícula das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental.
Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de seis anos de idade.
Na Faculdade FACIS, o curso acontecerá com recursos como:

  • Aulas on-line 24 horas
  • Livros digitais e vídeo aulas disponibilizados via AVA Moodle;
  • Tutoria on-line;
  • Professores mestres e doutores com formação na área específica do curso.
Público Alvo

O campo de atuação do especialista em Alfabetização e Letramento e Inteligência Emocional é amplo e em contínua modificação. A área de atuação desse profissional acontece em Escolas e demais instituições públicas ou privadas que têm por finalidade trabalhar com a Alfabetização e Letramento e Inteligência Emocional.

Áreas de Atuação

O curso de Alfabetização e Letramento e Inteligência Emocional, destina-se aos:

  • Profissionais das áreas de Educação e Letras;
  • Professores do Ensino Fundamental;
  • Coordenadores pedagógicos;
  • Diretores de Escolas (públicas e privadas);
  • Instituições de Ensino (públicas e privadas);
  • Ambientes Acadêmicos;
  • Ambientes Empresarial;
  • Ambientes Hospitalares;
  • Campos Interdisciplinares;
  • ONGs: organizações não governamentais (sem fins lucrativos).

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00006

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: VI

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na prática escolar cotidiana.


TEORIAS DA APRENDIZAGEM
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00005

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: V

DISCIPLINA: TEORIAS DA APRENDIZAGEM

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. Epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico cultural da aprendizagem. Importância das ideias de Vygotsky. Afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emília Ferreiro. Método Montessori e materiais para o desenvolvimento. Método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. Aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.


ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00004

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: IV

DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Inter-relação entre alfabetização e letramentos múltiplos. Variação linguística em sala de aula. Processo de apropriação do sistema de escrita e as hipóteses por trás dos erros. Linguagem oral no espaço escolar. Práticas de leitura e de escrita. Literatura infantil e formação de leitores. Avaliação das práticas de língua oral e escrita.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00003

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: III

DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Concepções teórico metodológicas da alfabetização. Escrita como sistema de codificação ou representação. Abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. Função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTIO: CONCEITOS E PROCESSOS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00002

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: II

DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS

CARGA HORÁRIA: 60 horas

 

EMENTA: Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.


FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CÓDIGO: 3PGLS00001

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Conceitos de alfabetização, de letramento e a prática pedagógica do professor alfabetizador. Políticas Nacionais de Alfabetização. Habilidades metalinguísticas e o processo de alfabetização e letramento. Alfabetização e cognição. Avaliação e as fases de desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita.