CÓDIGO: 4PGLS00006
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: VI
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. Objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. Ensino em ambientes informatizados. Educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. Informática como instrumento de comunicação alternativa.CÓDIGO: 4PGLS00005
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: V
DISCIPLINA: CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Currículo e as flexibilizações e adaptações para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências, transtornos específicos de aprendizagem e autistas. Importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante.
CÓDIGO: 4PGLS00004
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: IV
DISCIPLINA: TECNOLOGIA ASSISTIVA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Objetivo da Tecnologia Assistiva e sua funcionalidade. Tecnologia Assistiva em prol da Inclusão Social e Educativa. Divisão das Categorias Assistivas. Softwares de Acessibilidade, Funções e Usos. Tecnologia Assistiva como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. Tecnologia Assistiva relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Tecnologia Assistiva: autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
CÓDIGO: 4PGLS00003
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: III
DISCIPLINA: NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua.
CÓDIGO: 4PGLS00002
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: II
DISCIPLINA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Fundamentos, história e características do Transtorno do Espectro Autista. Conceitos, diagnóstico e condições associadas ao TEA. Aspectos comportamentais, sociais e pedagógicos no TEA. Distúrbios sensoriais e sua implicação nas atividades cotidianas. Funcionamento adaptativo e comportamentos disruptivos. Comportamento emocional e autismo. Linguagem e comunicação no TEA. Avaliação e acompanhamento. Integração sensorial. Aprendizagem motora. Desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Plano Educacional Individualizado (PEI) e inclusão de alunos com TEA. Autonomia em atividades diárias de pessoas com TEA. Papel da família. Problemas que podem surgir em crianças e adolescentes em sala regular que não foram diagnosticados com autismo.
CÓDIGO: 4PGLS00001
NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu
CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
MODALIDADE: EAD
MÓDULO: I
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: Fundamentos históricos da Educação Especial e Inclusiva. Princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da Educação Inclusiva. Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Papel social da Educação Inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
Descrição