Descrição

Atualmente se percebe um percentual expressivo de adultos, jovens e crianças com comportamentos característicos dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). É fato que alguns casos estão associados a outras deficiências. Esse público, necessita de atendimento voltado ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao acesso aos apoios necessários, para a melhoria de sua capacidade funcional e a sua inclusão na sociedade.
Para tanto, se por um lado se torna fundamental envolver a família nesse atendimento – que é condição essencial para a consecução desses objetivos. Por outro lado, na Faculdade FACIS, o curso de Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), foi elaborado por profissionais que compreendem que a qualidade no atendimento só poderá ser alcançada, a partir de uma abordagem multidisciplinar.
O curso de Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta conceitos integrados no atendimento do autista e de seus familiares, além de promover reflexão sobre as técnicas existentes.
Na Faculdade FACIS, o curso ofertado EAD, acontecerá com o uso dos seguintes recursos:

  • Aulas on-line 24 horas;
  • Livros digitais e vídeo aulas disponibilizados via AVA Moodle;
  • Tutoria on-line;
  • Material complementar de apoio;
  • Avaliação composta por 10 (dez) questões objetivas sendo necessário para aprovação nota igual ou maior que 7,0;
  • Professores mestres e doutores com formação na área específica do curso.
Público Alvo

O curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem por público alvo:

  • Professores que atuam na Educação Básica;
  • Professores que atuam na Educação Superior;
  • Diretores, Coordenadores e Supervisores;
  • Pedagogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Assistentes Sociais;
  • Médicos, Fisioterapeuta, Psicoterapeuta;
  • Terapeutas Ocupacionais;
  • Psicólogos e Psicopedagogos.
Áreas de Atuação

O egresso do curso de Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA), estará apto a atuar em:

  • Instituições de Ensino (públicas e privadas);
  • Ambiente Acadêmico;
  • Ambiente Empresarial;
  • Ambiente Hospitalar;
  • Órgãos (governamentais e não governamentais);
  • Consultoria em Empresas (governamentais e não governamentais);
  • Centros de atendimento em Educação Especial;
  • Equipes multiprofissionais, como orientador de familiares, criança, adolescente ou adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00006

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: VI

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. Objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. Ensino em ambientes informatizados. Educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. Informática como instrumento de comunicação alternativa.

CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00005

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: V

DISCIPLINA: CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Currículo e as flexibilizações e adaptações para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências, transtornos específicos de aprendizagem e autistas. Importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante.


TECNOLOGIA ASSISTIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00004

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: IV

DISCIPLINA: TECNOLOGIA ASSISTIVA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Objetivo da Tecnologia Assistiva e sua funcionalidade. Tecnologia Assistiva em prol da Inclusão Social e Educativa. Divisão das Categorias Assistivas. Softwares de Acessibilidade, Funções e Usos. Tecnologia Assistiva como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. Tecnologia Assistiva relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Tecnologia Assistiva: autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.


NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00003

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: III

DISCIPLINA: NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua.


TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00002

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: II

DISCIPLINA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Fundamentos, história e características do Transtorno do Espectro Autista. Conceitos, diagnóstico e condições associadas ao TEA. Aspectos comportamentais, sociais e pedagógicos no TEA. Distúrbios sensoriais e sua implicação nas atividades cotidianas. Funcionamento adaptativo e comportamentos disruptivos. Comportamento emocional e autismo. Linguagem e comunicação no TEA. Avaliação e acompanhamento. Integração sensorial. Aprendizagem motora. Desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Plano Educacional Individualizado (PEI) e inclusão de alunos com TEA. Autonomia em atividades diárias de pessoas com TEA. Papel da família. Problemas que podem surgir em crianças e adolescentes em sala regular que não foram diagnosticados com autismo.


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CÓDIGO: 4PGLS00001

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Fundamentos históricos da Educação Especial e Inclusiva. Princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da Educação Inclusiva. Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Papel social da Educação Inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.