Descrição

O curso de pós-graduação em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem prepara o profissional, com foco nas bases do desenvolvimento psicomotor na integração das funções motoras e psíquicas e no desenvolvimento das capacidades psicomotoras, contribuindo com o processo de aprendizagem.
Para tanto, visa a integração desse profissional com as demais áreas da aprendizagem, orientando na área da psicomotricidade como ciência que estuda o ser humano e compreende o aprendizado cognitivo, as emoções e o desenvolvimento motor interligados.
Na Faculdade FACIS, o curso ofertado EAD, acontecerá com o uso dos seguintes recursos:

  • Aulas on-line 24 horas;
  • Livros digitais e vídeo aulas disponibilizados via AVA Moodle;
  • Tutoria on-line;
  • Material complementar de apoio;
  • Avaliação composta por 10 (dez) questões objetivas sendo necessário para aprovação nota igual ou maior que 7,0;
  • Professores mestres e doutores com formação na área específica do curso.
Público Alvo

O curso de especialização em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem, tem por público alvo:

  • Professores que atuam na Educação Básica;
  • Professores que atuam na Educação Superior;
  • Diretores, Coordenadores e Supervisores;
  • Pedagogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Assistentes Sociais;
  • Médicos, Fisioterapeuta, Psicoterapeuta;
  • Terapeutas Ocupacionais;
  • Psicólogos e Psicopedagogos.
Áreas de Atuação

O egresso do curso de Especialização em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem, estará apto para atuar em:

  • Instituições de Ensino (públicas e privadas);
  • Ambiente Acadêmico;
  • Ambiente Empresarial;
  • Ambiente Hospitalar;
  • Órgãos (governamentais e não governamentais);
  • Consultoria em Empresas (governamentais e não governamentais);
  • Centros de atendimento em Educação Especial;
  • Equipes multiprofissionais, como orientador de familiares, criança, adolescente ou adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00006

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: VI

DISCIPLINA: TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.


NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00005

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: V

DISCIPLINA: NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Conceitos de neurociência. Evolução histórica da neurociência. Objeto de estudo da neurociência. Métodos em neurociência. Desenvolvimento do encéfalo humano. Neurônios, células da glia. Bases biofísicas e neuroquímicas do cérebro: sinapses, neurotransmissores e o potencial de ação. Córtex cerebral e a substância branca, hemisférios e áreas corticais. Atenção, memória, funções executivas, linguagem, criatividade. Processamento cerebral durante a leitura e cálculo matemático. Neuroplasticidade. Neurônios-espelhos. Inteligência e o cérebro. Socialização e funções cerebrais. Aplicações e perspectivas da neurociência ao ensino: práticas pedagógicas.


METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00004

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: IV

DISCIPLINA: METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Concepções da neurociência aplicadas à educação. Concepção de ensino e aprendizagem. Nativos digitais e direcionamentos curriculares - a Base Nacional Comum Curricular. Princípios da metodologia para aprendizagem ativa. Tecnologia e ensino híbrido. Estratégias de ensino e aprendizagem no contexto das metodologias ativas. Interdisciplinaridade e o ensino contemporâneo. Planejamento para aplicação de metodologias para aprendizagem ativa. Avaliação da aprendizagem no contexto das metodologias para aprendizagem ativa.


CORPO, DANÇA, EXPRESSÃO E MOVIMENTO
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00003

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: III

DISCIPLINA: CORPO, DANÇA, EXPRESSÃO E MOVIMENTO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Concepções de corpo, movimento, ritmo e linguagem. Arte da dança como linguagem do corpo. Elementos constituintes da linguagem da dança. Dança na escola. Dança na cibercultura. Desenvolvendo a consciência e a linguagem do corpo. Movimento: Laban. Dança no século XXI.


EDUCAÇÃO E LUDICIDADE
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00002

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: II

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Ludicidade e formação do educador. Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade infantil. Ludicidade na educação da criança. Brinquedoteca e a ação docente. Jogo, brinquedo e brincadeira no processo de desenvolvimento humano. Lúdico e a prática pedagógica. Lúdico: espaço para pensar e aprender.


PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CÓDIGO: 5PGLS00001

NÍVEL: Pós-graduação Lato Sensu

CURSO: PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

MODALIDADE: EAD

MÓDULO: I

DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: Trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. Psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.