Cursos da FACIS

ESCOLA E SOCIEDADE
Cursos

CÓDIGO: 100752

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 6º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: Conceituação de sociedade e de comunidade. Homem e vida coletiva. Escola como espaço de viver junto e aprender junto. Comunidade, escola e o papel do entorno. Violência contra a escola e no seu interior. Indisciplina na escola. Temas transversais: Direitos Humanos e Educação Ambiental.

LITERATURA INFANTIL
Cursos

CÓDIGO: 101809

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 6º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: Processo histórico de consolidação da literatura infantil. Gênero literário de expressão e a formação de uma literatura infantil nacional. Público-alvo da literatura infantil, suas particularidades e o papel da literatura na sua formação. Estrutura do livro infantil: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Literariedade em obras infantis para diferentes idades. Tendências atuais para o público infantil na literatura.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Cursos

CÓDIGO: 100940

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 6º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento na prática escolar cotidiana.



TÓPICOS INTEGRADORES II
Cursos

CÓDIGO: 1A0002

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 6º semestre

CARGA HORÁRIA: 40 horas

UTA VI – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EMENTA: Em atendimento a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, inciso III,  e a Resolução CNE/CES nº 7, de 18/12/2018, o núcleo de estudos integradores proporcionará enriquecimento curricular e compreende participação em: a) seminários e estudos curriculares, em projetos de iniciação científica, monitoria e extensão, diretamente orientados pelo corpo docente da instituição de educação superior; b) atividades práticas, de modo a propiciar vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos; c) atividades de comunicação e expressão cultural.


PRÁTICA FORMATIVA EXTENSIONISTA V
Cursos

CÓDIGO: 100005

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 40 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Atividades Complementares compreende o conjunto de atividades, que consistem em mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos, que privilegie o enriquecimento e a complementação da formação profissional, social e cultural do estudante, sendo componente curricular obrigatório para a integralização da graduação. Os eventos, desde que devidamente comprovados e pertinentes a área de formação, somar-se a integralização das horas exigidas em: palestras, seminários, workshops, participação em programas de iniciação científica, dentre outros.


ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Cursos

CÓDIGO: 1C0001

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Reconhecimento do campo de Estágio Supervisionado na Educação Infantil (creche e pré-escola). Preenchimento da documentação pedagógica: observação, registro, planejamento e avaliação dos/nos contextos e das relações educativas. Organização do trabalho docente na Educação Infantil (creche e pré-escola). Docência na Educação Infantil (creche e pré-escola). Elaboração de relatório e socialização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil (creche e pré-escola).

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Cursos

CÓDIGO: 100768

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Contextualização e historicidade da Geografia tanto enquanto ciência quanto como disciplina escolar. Conceitos, categorias e temas que norteiam o estudo da Geografia. Propostas curriculares para o Ensino Fundamental e Médio discutindo os pressupostos teóricos e práticas utilizadas para selecionar os conteúdos a serem trabalhados. Uso de materiais e estratégias complementares aos livros. Planejamento e avaliação no ensino de Geografia. Temas transversais (Educação Ambiental).


METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE INFANTIL
Cursos

CÓDIGO: 101282

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Ensino de ciências. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de ciências. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. Ensino de ciências nos anos iniciais. Ciência como atividade humana: história e desenvolvimento. Epistemologia e ensino de ciências. Caracterização do conhecimento científico e o senso comum. Diferentes concepções que influenciaram o ensino de ciências. Elaboração de projetos didáticos e proposta de mediação para o ensino de ciências e saúde.


METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Cursos

CÓDIGO: 100666

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil.  Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico. Conhecimento das atuais perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo. História nas propostas curriculares da educação básica. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de história. Elaboração e a regulamentação dos livros didáticos para o ensino de história. Diferentes linguagens e fontes no ensino de História. Projetos pedagógicos e oficinas para o ensino de história.


SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cursos

CÓDIGO: 100782

MODALIDADE: EAD

ANO: 3º ano

SEMESTRE: 5º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA V – EDUCAÇÃO INFANTIL

EMENTA: Sociedade como objeto de estudo da sociologia. Vida social em seus múltiplos aspectos. Relação existente entre sociedade e educação pela perspectiva sociológica. Papel do educador no atual contexto educacional brasileiro. Problemas educacionais brasileiros. Práticas pedagógicas ratificadora e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico. Perspectivas da educação no Brasil. Temas transversais (Direitos Humanos).


TRANSTORNO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (TDA)
Cursos

CÓDIGO: 103275

MODALIDADE: EAD

ANO: 2º ano

SEMESTRE: 4º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA IV – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

EMENTA: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.


TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD)
Cursos

CÓDIGO: 100041

MODALIDADE: EAD

ANO: 2º ano

SEMESTRE: 4º semestre

CARGA HORÁRIA: 60 horas

UTA IV – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

EMENTA: Visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). Altas Habilidades e Superdotação. Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD. Definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger. Possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas. Definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação. Papel da equipe pedagógica e a relação da escola com as questões da inclusão