CPA - Comissão Própria de Avaliação
Veja como atuamos para melhorar permanentemente as qualidades pedagógica e administrativa da nossa instituição.
Tânia Aparecida Soares
Coordenação da CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constituída como uma comissão independente, é composta por representantes dos segmentos acadêmicos e da comunidade externa, que coordenará anualmente o processo de autoavaliação institucional, visando estabelecer o controle e as melhorias da formação oferecida pela Faculdade FACIS, norteada pelo planejamento de suas ações, em prol do conhecimento, da cidadania, do empreendedorismo, da qualidade e da inovação, baseada no respeito à diversidade e à democracia.
Em sua atuação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) procurará:
- - Estimular a participação dos segmentos acadêmicos no processo de autoavaliação institucional;
- - Organizar e acompanhar o processo de autoavaliação;
- - Propor a elaboração e/ou implementação de questionários e/ou instrumentos;
- - Identificar as fragilidades e as potencialidades da Faculdade FACIS;
- - Sinalizar as possibilidades de superação das fragilidades;
- - Utilizar as potencialidades apontadas nos processos da gestão e administração acadêmica;
- - Contribuir para o (re)planejamento institucional;
- - Sistematizar e divulgar relatórios dos resultados decorrentes desse processo.
A partir da organização de encontros com os segmentos acadêmicos representativos, objetivando divulgar as linhas de ação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) apresentará os resultados das avaliações internas e externas, destacando os eixos básicos das diretrizes estabelecidas pela
Lei 10.861 de 14/04/2004 (Lei do SINAES). Dessa forma, se estabelecerá estratégias para a superação das fragilidades – e em tempo, se estabelecerá dos potencialização dos pontos fortes identificados.
Prof. Drª. Tânia Aparecida Soares
CV: http://lattes.cnpq.br/3766241525353282
Coordenação da CPA
Enviar e-mail para CPA:
cpa@faculdadefacis.com.br
;
A Faculdade FACIS por meio da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), se coloca como responsável pelo processo de autoavaliação, no alinhamento da missão, da visão, dos objetivos e princípios e valores apresentados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).Na proposta desses princípios norteadores, é que se constituiu a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), pela publicação da Portaria CONSUP nº 1, em 01 de fevereiro de 2024, com o objetivo de consolidar uma cultura de avaliação participativa, para o autoconhecimento e para o aperfeiçoamento do ensino, da iniciação científica, da pesquisa, da extensão e da gestão na Faculdade FACIS.Seu regulamento, instituído pela Resolução CONSUP nº 2, em 08 de fevereiro de2021, estabelece as diretrizes de todo processo avaliativo e norteia o projeto de autoavaliação institucional, determinando nesse documento os objetivos, ações, metas.
OBJETIVO GERAL
. Consolidar na Faculdade FACIS, uma cultura de autoavaliação participativa para o autoconhecimento e para o aperfeiçoamento do ensino, da iniciação científica, da pesquisa e da extensão, visando a qualidade da educação superior na modalidade a distância, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social, para promover os compromissos e responsabilidades sociais, apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Integrar as diversas iniciativas de avaliação já existentes na Faculdade FACIS.
Implantar processo contínuo de autoavaliação institucional.
Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da iniciação científica, da pesquisa, da extensão e da gestão.
Propiciar à comunidade acadêmica a autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios.
Fortalecer o compromisso social da Faculdade FACIS.
Colaborar para a transparência em todas as ações.
Incentivar todos os segmentos acadêmicos e os egressos para reflexão e autocrítica do processo de desenvolvimento acadêmico e social.
Proporcionar informações para o processo decisório da gestão, em relação às medidas necessárias à melhoria da qualidade institucional.
Realizar análises e discussões sobre os pontos críticos detectados, visando subsidiar o processo decisório de planejamento institucional.
Despertar atitude participativa e responsável no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Aprimorar e prosseguir com a realização dos procedimentos de autoavaliação institucional, em conformidade com as diretrizes do SINAES.
Prof. Drª. Tânia Aparecida Soares
CV: http://lattes.cnpq.br/3882320613500146
Coordenação da CPA
Enviar e-mail para CPA:
cpa@faculdadefacis.com.br
;
A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), prevê no plano de ação, 3 etapas para a elaboração do projeto de autoavaliação:
ETAPA 1 – PREPARAÇÃO
CONSTITUIÇÃO
Constituição da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Elaboração e aprovação do Regimento da CPA.
PLANEJAMENTO
Elaboração do projeto de autoavaliação institucional.
Levantamento das ações de avaliação já existentes na instituição.
SENSIBILIZAÇÃO
Realização de seminário, com participação dos gestores das unidades administrativas da Instituição.
Realização de seminários internos.
Divulgação interna e externa utilizando os meios de comunicação da Instituição.
ETAPA 2 – DESENVOLVIMENTO
Definição de grupos de trabalho.
Análise das ações de avaliação já existentes na instituição.
Definição do escopo da autoavaliação.
Elaboração e proposição de instrumentos avaliativos.
Execução da avaliação segundo as 10 dimensões do SINAES.
Análise e sistematização das informações.
Definição e elaboração de relatórios.
ETAPA 3 – CONSOLIDAÇÃO
Sistematização dos resultados da avaliação nas 10 dimensões.
Elaboração do relatório final.
Divulgação para a comunidade.
Meta-avaliação.
Prof. Dr. Armando Kolbe Junior
CV: http://lattes.cnpq.br/3882320613500146
Coordenação da CPA
Enviar e-mail para CPA:
cpa@faculdadefacis.com.br
;
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), ao elaborar o projeto de autoavaliação institucional, procurou prever uma metodologia que possibilite a apropriação de todos os segmentos da comunidade acadêmica da Faculdade FACIS, considerando a organização de encontros com os segmentos representativos objetivando divulgar as linhas de ação da CPA, apresentando os resultados das avaliações internas e externas, destacando as 10 dimensões estabelecidas pela Lei 10.861/2004 (Lei do SINAES). Vez que o projeto de autoavaliação institucional apresenta uma proposta metodológica em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), divulgando as proposições e solicitando observações e sugestões.
Na perspectiva destas diretrizes, a consolidação das decisões e encaminhamentos serão organizados em reuniões, divididas em quatro encontros – a cada semestre. No primeiro semestre serão levantados os dados/informações, das solicitações realizadas pelo corpo estudantil, as solicitações enviadas pelos docentes e funcionários da Faculdade FACIS. Já o segundo semestre, será reservado para a análise, confirmação das informações e apresentações de melhorias para a elaboração do relatório e divulgação de resultados.
Com base nesses resultados, serão propostas pela CPA, a implementações de políticas institucionais ao Conselho Superior (CONSUP), como também a implementação de retornos aos encaminhamentos da Ouvidoria (FACIS (faculdadefacis.com.br), uma vez que esse segmento acadêmico se constitui como um canal de comunicação, cuja função é acolher reclamações, críticas, sugestões e elogios e buscar soluções eficazes para as manifestações apresentadas pela comunidade acadêmica da Faculdade FACIS e da sociedade civil.
Os pontos sinalizados pela comissão como críticos e urgentes serão devidamente registrados e encaminhados a Direção Geral da Faculdade FACIS. O questionário da elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), considera cinco níveis avaliativos: Péssimo, Ruim, Regular, Bom e Excelente.
A proposta metodológica – prevê no projeto de autoavaliação institucional, como será realizada a quantificação dos dados obtidos juntos aos segmentos acadêmicos. Dentre os dados mensurados, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), utilizará o “indicador de satisfação”, que será calculado a partir da média ponderada, considerando a frequência de participantes da avaliação que atribuirá uma nota dentro de uma escala de 01 a 10.
O processo de autoavaliação institucional – abordado pela proposta metodológica, possibilitará a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a inclusão de questões abertas, onde será realizada a categorização das respostas, necessária para a identificação dos principais assuntos comentados pelos respondentes de todos os segmentos acadêmico.
Nas reuniões – com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), serão tratadas novas estratégias para o processo de divulgação, interação e participação no processo de autoavaliação institucional.Além disso, caberá a comissão da CPA, discutir os relatórios elaborados pelas comissões de avaliação externa – designadas pelo Inep/MEC, observando os pontos fortes – as potencialidades e, especialmente os pontos fracos – as fragilidades encontradas.
Nesses encontros (formalizados em atas), todos os instrumentos de avaliação (questionários, ouvidoria, reuniões), serão devidamente avaliados. Após a estratificação dos dados, todos os processos serão analisados nas modalidades qualitativas e quantitativas – para posteriormente, serem apresentados a comunidade avaliadora, aos mantenedores e Direção Geral da Faculdade FACIS.
Com a conclusão do relatório, caberá a Comissão Própria de Avaliação (CPA), promover a publicização dos resultados enviando cópia do documento aos gestores da Faculdade FACIS e disponibilizar uma síntese dos dados em sua página na internet – site: https://faculdadefacis.com.br
Profª. Drª. Tânia Aparecida Soares
CV: http://lattes.cnpq.br/3882320613500146
Coordenação da CPA
Enviar e-mail para CPA: cpa@faculdadefacis.com.br
;
Elaboração do Projeto da CPA
Elaboração do Regulamento da CPA
Elaboração da documentação para constituição da CPA
Elaboração das Etapas de Sensibilização da Autoavaliação
Elaboração dos Instrumentos de Autoavaliação
Previsão do Processo de Autoavaliação no AVA Moodle
Profª. Drª. Tânia Aparecida Soares
CV: http://lattes.cnpq.br/3882320613500146
Coordenação da CPA
Enviar e-mail para CPA:
cpa@faculdadefacis.com.br
;