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Educação Física

  • Coordenação
    Prof. Me. Gerian Lopes do Nascimento
  • Modalidade
    Graduação
Courses

O curso de Educação Física (bacharelado) na modalidade presencial, buscou amparo nos termos da Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, para atender um período de integralização mínima de 4 anos (8 semestres) e de integralização máxima de 8 anos (16 semestres), estruturados em 8 (oito) UTA – Unidades Temáticas de Aprendizagem, na oferta de 50 vagas (totais e anuais).

No alinhamento dessas orientações, atende o que propõe a Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que dispõe no Art. 2º, § 1º, que a instituição poderá introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular do curso de Educação Física (bacharelado) na modalidade presencial, até o limite de 40% da carga horária total de 3.600 horas.

Perfil Profissional do Egresso

No amparo da legislação, ao término do curso espera-se que o egresso esteja apto a analisar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta e da arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Áreas de Atuação

Após formado, o egresso poderá atuar no(a):
a) CONDICIONAMENTO FÍSICO
Personal training: prescreve e controla o treinamento de modalidades desportivas e de lutas.
b) RECREAÇÃO
Lazer e turismo ecológico em clubes, hotéis, colônias de férias, cruzeiros, resorts, eventos e reservas ecológicas.
c) PERFORMANCE
Preparador físico: melhora o desempenho de atletas individuais ou equipes.
d) SAÚDE
Recuperação, promoção e/ou melhoria da saúde e bem-estar dos clientes, funcionários ou pacientes, trabalha em academias, hospitais, clínicas de fisioterapia e empresas (ginástica laboral).
e) TERCEIRO SETOR
Participa de projetos sociais, organizações não governamentais e gestão.

Educação Física

Os objetivos do curso de Educação Física (bacharelado) na modalidade de ensino presencial, foram elaborados considerando as orientações da Resolução CNE/CES nº 6, de 18/12/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso e, pressupõe no Art. 19, a necessidade de assegurar no processo de formação o desenvolvimento de competências e habilidades embasadas em aspectos teóricos e práticos, técnicos, políticos, físico e emocional de sua formação – precípuos ao exercício profissional, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à educação integral. Isso implica que a oferta do curso de Educação Física (bacharelado) no município de Apodi-RN se justifica por compreender a necessidade de qualificar profissionais para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Para tanto, considera que o objetivo geral deverá:
a) Formar o bacharel em Educação com competências e habilidades para integrar os conhecimentos com os diferentes eixos articuladores (saúde, esporte, cultura e lazer) no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de propostas baseadas no rigor científico e na conduta ética, com uma perspectiva técnica, humanista, crítica e reflexiva, para intervir profissionalmente nos diferentes campos de atuação.

Dentro do escopo do objetivo geral, é essencial estabelecer objetivos específicos que direcionem tanto a proposta pedagógica quanto a atuação dos docentes e tutores no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, no que prevê a Resolução CNE/CES nº 6, de 18/12/2018, foram estabelecidos objetivos específicos para assegurar uma atuação coerente com a proposta curricular do curso ao perfil profissional do egresso, visando:
a) Capacitar profissionais para atuarem na intervenção profissional e aplicação da motricidade, focando nas diversas formas e modalidades de exercício físico, para atender às demandas sociais nas áreas da saúde, educação, cultura, desempenho esportivo de alto nível e lazer;
b) Preparar o bacharel em Educação Física para planejar, executar, monitorar e avaliar projetos nos eixos articuladores (saúde, esporte, cultura e lazer), aplicáveis em diferentes áreas de atuação;
c) Qualificar profissionais para atuar academicamente e profissionalmente nas expressões da cultura corporal na sociedade, em variados campos de atuação;
d) Proporcionar, durante o processo formativo, o contato com a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, contribuindo para a promoção da saúde e formação de indivíduos que adotem um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Os objetivos (geral e específicos) apresentados, consolidam a proposta da estrutura curricular e dos conteúdos curriculares do curso, correlacionando-os ao contexto educacional e a inserção regional de demanda por bacharéis em Educação Física uma vez que articulados a questões local e regional, com interface de um ambiente voltado a transformações econômicas e sociais.

Educação Física

Essa proposta, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018, tem como foco atender as diferentes formas e modalidades do exercício nos campos de intervenção, contemplando os seguintes eixos articuladores:
I - SAÚDE:
Políticas e programas de saúde;
Atenção básica, secundária e terciária em saúde;
Saúde coletiva, sistema único de saúde;
Dimensões e implicações na cultural da saúde;
Integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde;
Projetos e programas na saúde.
II - ESPORTE:
Políticas e programas de esporte;
Treinamento esportivo;
Dimensões e implicações na cultural do esporte;
Gestão do esporte;
Projetos e programas de esporte.
III - CULTURA E LAZER:
Políticas e programas de cultura e de lazer;
Gestão de cultura e de lazer;
Dimensões e implicações na cultural do lazer;
Projetos e programas na Cultura e Lazer.


Na formação do Bacharel em Educação Física, estará assegurado um currículo interdisciplinar, seus fundamentos e metodologias, bem como conteúdos relacionados à formação na área de políticas públicas e gestão para o desenvolvimento das pessoas, das organizações, da economia e da sociedade.

Prof. Me. Gerian Lopes do Nascimento
https://lattes.cnpq.br/4312925097986382 Coordenação

Possui graduação em educação física (licenciatura e bacharelado) pela UERN - (2014-2020), especialista em desenvolvimento infantil UERN - (2015) e Mestrado em Saúde & Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade - PPGSS/UERN (2018). Foi professor substituto do Departamento de Educação Física DEF/UERN (2019). Atualmente é supervisor de ensino dos cursos de Educação Física da Faculdade Pitágoras unidade Mossoró, Professor da Prefeitura Municipal de Mossoró e integrante do grupo de pesquisa cultura corporal educação e desenvolvimento humano GCEDH e do Laboratório Movimento e Saúde - LabMOS - UERN. (Texto informado pelo autor)

  • Duração Mínima: 4 anos
  • Grau : Bacharelado
  • Carga Horária : 3.600 horas
Investimento : R$ 165,00 Matricule-se Agora

O que você vai aprender