O curso de licenciatura em PEDAGOGIA, na modalidade de ensino a distância, ofertado com carga horária de 3.540 horas, com período de integralização mínima de 4 anos e máxima de 8 anos – de maneira prática e teórica, prepara docentes profissionais para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na gestão e em Espaços Não Escolares. Para tanto, aborda temas para aprofundamento da área de formação como:
A proposta para o curso de graduação em Pedagogia (licenciatura) na modalidade de ensino a distância, pressupõe a necessidade de formar docentes e profissionais, qualificados e capazes de atuar – frente as transformações culturais, sociais, tecnológicas e econômicas de uma sociedade local e regional na esfera nacional. Isso implica, no desenvolvimento de competências e habilidades embasadas em aspectos teóricos e práticos, técnicos, políticos, físico e emocional de sua formação – precípuos ao exercício profissional, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à educação integral. Essa proposta, encontra nas orientações da Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006, que institui DCNs para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e da Resolução CNE/CP nº 2, de 1/07/2015, que define as DCNs para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, compreender que ao longo do processo de formação, se efetiva a relação da teoria com a prática. Ambas fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários à docência e ao engajamento profissional (BRASIL, Resolução nº 2, 2015, p.11).
O curso de Pedagogia (licenciatura), ofertado na modalidade de ensino a distância, tem como público-alvo, professores, estudantes de graduação, pós-graduandos, membros de movimentos sociais e sociedade em geral. Também é destinado ao público em geral que possua Ensino Médio completo, a professores já atuantes na rede pública e privada de ensino, mas que ainda não obtiveram o diploma de nível superior (graduação) ou que tenham a intenção de expandir sua área de atuação e a profissionais já graduados em outras áreas, porém com interesse na área de educação.
Após formado, o egresso Pedagogo, poderá atuar nas redes públicas ou privadas de ensino, empresas, departamentos e muitos outras como: a) Escolas públicas e privadas; b) Professora da Educação Infantil; c) Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; d) Professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e) Diretor, Coordenador, Orientador e/ou Supervisor pedagógico; f) Gestor educacional de espaços escolares e de espaços não escolares; g) Pedagogo hospitalar; h) Pedagogo como empreendedor na Educação; i) Gestor de Recursos da Escola e de organizações sociais; j) Meios de Comunicação (produção e elaboração de material didático); k) Elaboração de rotas e/ou trilhas de aprendizagem e vídeo aulas; l) Produção de conteúdo para rádio e TV, internet e revistas; m) ONGs – Organizações não Governamentais (sem fins lucrativos); n) Terceiro setor, na coordenando projetos sociais e educativos; o) Órgãos públicos ligados à educação; p) Treinamento e coordenação em empresas privadas.
Formar pedagogos para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na gestão e em Espaços Não Escolares, com conhecimento dos fundamentos científicos, políticos, culturais e sociais de suas competências e habilidades de trabalho e associação entre as teorias e as práticas pedagógicas, com valores éticos e estéticos, inerentes ao ato de ensinar e de aprender, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, no diálogo permanente entre diferentes visões de mundo, visando educação integral, justa, equânime e igualitária.
O Licenciado em Pedagogia ou Pedagogo é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atuação em Espaços Não Escolares e na gestão de processos que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento pedagógico em saber escolar. Para tanto, requer desse profissional, conhecimentos voltados para temas abordados na sua formação como História, Filosofia e Sociologia da Educação; Fundamentos da Infância; Didática; Pesquisa e Prática Pedagógica; Alfabetização e Letramento; Conteúdos e Métodos: da Educação Infantil, da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino da Língua Portuguesa, da Matemática, da História, da Geografia, das Ciências, das Artes e da Educação Física; Psicologia da Educação; Psicopedagogia; Educação Comparada; Educação Não-Formal; Legislação Educacional; Organização do Trabalho Docente; Teoria e Prática de Currículo; Políticas Educacionais; Gestão Educacional e Escolar; Planejamento Educacional e de Ensino; Avaliação Educacional e de Ensino; Literatura Infanto-Juvenil; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação; Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes; Transversalidade na Educação; Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades; Transtornos Globais de Desenvolvimento TGD; Transtorno e Dificuldades de Aprendizagem (TDA); Pedagogia nas Organizações; Ética e Responsabilidade Profissional; Educação Inclusiva; Probabilidade e Estatística; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Pluralidade Cultural; Ética e Meio Ambiente; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em sua atuação, primará pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico e democrático.